Em Abril 2021 o crescimento das vendas de veículos usados online B2C atingiu um recorde de 146,7%, em termos homólogos.
• No acumulado até à data, as vendas de automóveis usados aumentaram 22,1% em relação a 2020 e 7,2% em relação a 2019.
• As vendas de automóveis usados em Abril de 2021 caem 4,7% face a Março, mas ainda assim apresentam um bom resultado.
• Abril deverá ver o fim das taxas de crescimento de três dígitos em termos homólogos, com excepção do Reino Unido.
• Os registos tácticos reduziram em Abril mas ainda sustentaram algumas vendas.
• A escassez de veículos com menos de 1 ano, por exemplo, provenientes de rent-a-car e veículos de demonstração de concessionários, impactou as vendas.
• Só os BEVs vêem o aumento mensal das vendas (+2,0%), enquanto o diesel regista a maior queda (-6,0%).
• O diesel continua a ser o veículo usado mais vendido, com uma rotação de stock de 6,7x ou 54,5 dias em stock.
• Para veículos usados com menos de 4 anos o VW Golf foi o modelo com o maior número de vendas seguido pelo Renault Clio.
• Mas o veículo usado que vende mais rapidamente em toda a região, nos mesmos critérios, é o Opel/Vauxhall Mokka X com uma rotação de stock de 17,6x.
• Níveis de stock 2,3% mais baixos em Maio de 2021, face ao ano anterior.
• Há evidências claras de que o stock de viaturas volante à esquerda está nos países errados criando excedentes em alguns e escassez em outros.
• Com uma amostra consistente de veículos com 3 anos, é expectável que o ciclo de vida do produto apresente um movimento de descida constante nos preços médios mensais, mas com o excesso de stock em alguns mercados e a escassez em outros os
preços apresentam-se bastante voláteis.

Mercados Europeus
Recorde de taxas de crescimento em Abril de 2021

As vendas online de veículos usados B2C, em toda a região monitorizada pelo INDICATA, aumentaram 146,7% em Abril face a Abril de 2020, o maior crescimento homólogo que temos registado. Isto significa que nos primeiros quatro meses de 2021 a região está 22,1% acima dos
níveis do acumulado em Abril de 2020 e 7,2% acima do mesmo período de 2019.
É claro que a comparação anual tem de ser contextualizada, o que significa reconhecer o impacto devastador que a primeira vaga de bloqueios teve nas vendas de automóveis usados, particularmente em Março e Abril de 2020, onde as vendas de automóveis usados
caíram 23,7% e 52,5% em termos homólogos, respectivamente. Isto significa que as vendas de automóveis usados em Abril de 2020 foram 57,5% inferiores a apenas dois meses antes, em Fevereiro.
A diversidade das taxas de crescimento em termos homólogos, desde os 19,2% mais baixos na Suécia até ao aumento de 694,8% no Reino Unido, é puramente um factor de quão rapidamente os bloqueios foram implementados e a influência que teve nos mercados de usados
em cada país. Sem excepção, todos os países com taxas de crescimento acima, e incluindo Espanha, registaram as maiores quedas mensais em Abril de 2020.
Se compararmos o gráfico com a edição do mês passado, verificamos que Itália e Portugal são o segundo e terceiro mercados de recuperação mais fortes em ambos os meses.
Isto porque ambos os mercados registaram quedas muito pesadas nas vendas de automóveis usados nos mesmos meses do ano passado, Itália -50,9% e -65,5%, Portugal -34,5% e -50,4% (mês-a-mês), respectivamente. Só o Reino Unido tem mais um mês de comparação fraco, Maio de 2020.
No Observatório INDICATA o nosso foco mantém-se tanto nos volumes como na rotação de stock do mercado, mas, à medida que os mercados de usados começam a recuperar, transformando os automóveis em dinheiro, o lucro torna-se uma consideração fundamental e, por isso, agora também
estamos a considerar a velocidade de venda a um nível mais granular, à medida que o retalhista começa a procurar formas de recuperar o seu equilíbrio financeiro.

Mês a mês abranda sem motivo para alarme

A posição de venda de automóveis usados em Alterações mês-a-mês (Abril vs. Março): termos homólogos parece boa com volumes acumulados em Abril de 2021 7,2% superiores ao mesmo período de 2019, anterior ao Covid-19.Contudo não há como escapar ao facto de as vendas
de usados em Abril de 2021 em toda a região serem 4,7% inferiores ao mês anterior. Embora esta queda possa ser preocupante, vale a pena recordar que, depois de se ajustar ao impacto da nova mudança de matrícula de Março no Reino Unido, Abril vê tradicionalmente as vendas de
automóveis caírem 6%-12% mensais devido aos feriados e à Páscoa, pelo que a queda verificada em Abril de 2021 é melhor do que a média. Outro factor a ter em conta é que, devido à queda das vendas de veículos novos para os canais de curta duração, como as Rent-a-Car e viaturas de
demonstração de concessionários, vimos alguns registos tácticos significativos ao longo do último mês de Março, as quais também impulsionaram as vendas de usados. Embora também haja evidências disso em Abril, parece ter-se verificado, de uma
forma geral, um nível mais baixo do que em Março. O impacto de ambos pode ser visto nas quedas muito mais elevadas nas vendas de veículos usados muito recentes, ou seja, <1 ano e entre 1-2 anos. Os BEVs viram um pequeno aumento de vendas mês-a-mês, enquanto as quedas observadas nas outras motorizações são pouco mais do que um reflexo da queda de 4,7% mês-a-mês combinada
com o declínio constante na disponibilidade de usados a diesel em comparação com os usados a gasolina e híbridos. Apesar do gasóleo ter visto o maior declínio nas vendas mês-a-mês, continua a ser a motorização mais vendida. Mês a mês abranda sem motivo para alarme O nosso novo relatório “Top 10 de Vendas” permite-lhe aprofundar segmentos, marcas, modelos,
motorizações, etc, em idades e quilometragem variadas. Olhando para os veículos com menos de 4 anos, os usados mais vendidos online B2C em Abril de 2021 em termos de volume foram o VW Golf, seguido do Renault Clio em segundo e o Ford Fiesta em terceiro. O volume é apenas uma parte da equação, sendo a velocidade de venda também uma métrica chave. Em termos dos automóveis que vendem mais rapidamente
o Opel/Vauxhall dominou com o Mokka X com uma rotação de stock de 17,6x (20,7 dias em média) em primeiro lugar, o Astra (13,0x) em segundo e o Corsa em terceiro (12,4x).

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