Total foi de 7.462 emplacamentos no mês, o melhor resultado de toda a série histórica

As vendas de veículos leves eletrificados no Brasil em julho atingiram um novo recorde, com 7.462 emplacamentos – a maior de toda a série histórica da ABVE, iniciada em 2012.

Esse número representou um aumento de 20% em relação ao mês de junho deste ano (6.225) e de expressivos 138% na comparação com julho de 2022 (3.136 veículos).

Os números comprovam o quanto a eletromobilidade está ganhando força no Brasil, tanto por uma maior oferta de veículos (mais de 2 modelos diferentes) quanto pela ampliação da infraestrutura de recarga, por meio da instalação de eletropostos (cerca de 3.500 até junho/23).

Nos sete primeiros meses de 2023, o mercado de veículos leves eletrificados no Brasil emplacou 39.701 veículos eletrificados, um aumento de 68,5% em relação ao mesmo período em 2022 (25.536 veículos).

Se a comparação for em relação a 2021, este aumento é de 126%.

A participação de mercado (market share) dos veículos leves eletrificados no mês de julho foi de 3,5%. Em 2022, este percentual se encontrava na ordem de 1,9%. Houve, portanto, um crescimento de 87% em relação ao ano anterior.

Nos sete primeiros meses de 2023, o mercado de eletrificados emplacou 39.701 veículos. Se comparados com os 34.990 emplacamentos de todo o ano de 2021, os sete primeiros meses de 2023 registraram um aumento de 13,5% sobre aquele total.

VEÍCULOS PLUG-INS

O mercado dos veículos elétricos plug-in (BEV e PHEV) está cada vez mais se destacando.

Os PHEV (veículos híbridos elétricos com recarga externa) tiveram uma grande evolução de mercado, na comparação com 2022.

Em julho de 2023, os PHEV emplacados chegaram a 2.627 unidades, que representam um aumento excepcional de 250% em relação a julho de 2022 (750).

Já os BEV (veículos 100% elétricos a bateria, com recarga externa) totalizaram 950 emplacamentos em julho/23, com um excelente aumento de 116% sobre julho de 2022 (440).

Já os HEV (veículos híbridos sem recarga externa) totalizaram 3.885 emplacamentos em julho/23, com um aumento de 54% sobre julho de 2022 (1.946).

Dos 3.885 veículos híbridos HEV, 2.426 são HEV flex e 1.459 a gasolina, os quais apresentaram um crescimento de 77% e 154%, respectivamente, em relação a julho de 2022.

MAIS VENDIDOS

Os dez modelos mais emplacados, no mês de julho, foram:

  • 1º – Corolla Cross (HEV),
  • 2º- Corolla Altis (HEV)
  • 3º -Tiggo 5X (HEV)
  • 4º – XC60 (PHEV)
  • 5º -Tiggo 8 (PHEV)
  • 6º – Haval H6 (PHEV)
  • 7º – Song Plus (PHEV)
  • 8º – Tiggo 7 (HEV)
  • 9º – Porsche Cayenne (PHEV)
  • 10º-Haval H6 (HEV).

No ranking da liderança dos modelos mais vendidos aparecem empresas como Toyota, Volvo e CAOA Chery.

Mas vale destacar que novas montadoras apareceram neste ranking, como a chinesa GWM, estreante no mercado brasileiro, que vem conquistando uma boa posição com seu modelo Haval, tanto na versão HEV como na PHEV.

A BYD também se posiciona bem no ranking, na sétima posição, com o seu modelo Song Plus.

RANKING

O ranking dos modelos mais emplacados em julho de 2023

RANKINGMODELOMONTADORATECNOLOGIAJULHO
COROLLA CROSSTOYOTAHEV1.015
COROLLA ALTISTOYOTAHEV626
HAVAL H6GWMPHEV602
TIGGO 5XCAOA CHERYHEV565
SONG PLUSBYDPHEV444
XC60VOLVOPHEV394
TIGGO 8CAOA CHERYPHEV378
HAVAL H6GWMHEV351
KONAHYUNDAIHEV249
10ºTIGGO 7CAOA CHERYHEV220
11ºCAYENNEPORSCHEPHEV187
12ºD1BYDBEV143
13ºDISCOVERYLAND ROVERHEV123
14ºDEFENDERLAND ROVERHEV119
15ºXC40VOLVOBEV106
16ºSPORTAGEKIAHEV105
17ºYUAN PLUSBYDBEV97
18ºX5BMWPHEV96
19ºSTONICKIAHEV92
 CLASSE CMERCEDES-BENZHEV92
20ºBOLT EUVGMBEV84
21ºDOLPHINBYDBEV80
22ºCOOPER COUNTRYMANMINIPHEV67
23ºXC90VOLVOPHEV65
24ºQ5AUDIPHEV64
25ºRAV4TOYOTAHEV58
 NX350HLEXUSHEV58
26ºARRIZO 6CAOA CHERYHEV53
27ºID.4VOLKSWAGENBEV50
 X6BMWPHEV50
28ºRANGE ROVERLAND ROVERPHEV47
29ºC40VOLVOBEV44
30ºVELARLAND ROVERPHEV41
31ºE-JS1JACBEV39
 COMPASSJEEPPHEV39
IX3BMWBEV39
FORESTERSUBARUHEV39
32ºX3BMWPHEV35
33ºPANAMERAPORSCHEPHEV33
34ºMAVERICKFORDHEV31
35ºCOOPERMINIBEV29
36ºRANGE ROVERLAND ROVERHEV28
37ºNIROKIAHEV26
 KONAHYUNDAIBEV26
38ºEXPERTPEUGEOTBEV25
39ºTAYCANPORSCHEBEV23
40ºFPACEJAGUARPHEV22
41ºUX250HLEXUSHEV18
 BOLTGMBEV18
42ºGLEMERCEDES-BENZPHEV16
43ºTANBYDBEV15
44ºI4BMWBEV14
45ºIXBMWBEV12
 RX500HLEXUSPHEV12
46ºES300LEXUSHEV10
47º330EBMWPHEV9
 E-JS4JACBEV9
530EBMWPHEV9
SEALBYDBEV9
48ºLEAFNISSANBEV7
 HANBYDBEV7
ICARCAOA CHERYBEV7
49ºE TRONAUDIBEV6
 EQA 250MERCEDES-BENZBEV6
Q8AUDIBEV6
50ºE-J7JACBEV5
 EQE 300MERCEDES-BENZBEV5
51ºSCUDOFIATBEV4
 296 GTBFERRARIPHEV4
IX1BMWBEV4
52ºCIVICHONDAHEV3
 500EFIATBEV3
E TRON GTAUDIBEV3
IPACEJAGUARBEV3
MODEL 3TESLABEV3
53ºT3BYDBEV2
 GLSMERCEDES-BENZPHEV2
ARTURAMCLARENPHEV2
MODEL YTESLABEV2
EQB 250MERCEDES-BENZBEV2
EQSMERCEDES-BENZBEV2
PACIFICACHRYSLERPHEV2
LEVANTEMASERATIHEV2
54ºE2008PEUGEOTBEV1
 CAMRYTOYOTAHEV1
IEV 330PJACBEV1
EQC400MERCEDES-BENZBEV1
HUMMER EV EDITION 1GMCBEV1
SIENNATOYOTAHEV1
ECOTECH 2HITECHBEV1
SF90 SPIDERFERRARIPHEV1
ECOCARGOHITECHBEV1
SF90 STRADALEFERRARIPHEV1
BENTAYGABENTLEYPHEV1
FLYING SPURBENTLEYPHEV1
AMG GT 63SMERCEDES-BENZPHEV1
ECLIPSE CROSSMITSUBISHIPHEV1
EQ FORTWOSMARTBEV1
EX1DONGFENGBEV1
GLS 600 MAYBACHMERCEDES-BENZPHEV1
MIRAITOYOTABEV1
R1SRIVIANBEV1
IEV 350TJACBEV1

Categories:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *