Eletrificados batem novo recorde de vendas em 2023

Dentre as tecnologias disponíveis no mercado de veículos leves eletrificados no Brasil, foram os elétricos plug-in (PHEV) que apresentaram o maior crescimento nos últimos 12 meses.

No primeiro semestre de 2023, o mercado brasileiro vendeu 11.475 veículos PHEV, o que representa um aumento expressivo de 206% sobre o mesmo período de 2022 (3.751).

O segmento de veículos híbridos não plug-in (HEV) ainda lidera o número total de emplacamentos no semestre, mas a entrada de novas montadoras no segmento de PHEV agitou o mercado e mudou a participação (market share) entre as tecnologias.

Diversos fatores podem explicar esse aumento dos PHEV, entre eles, o maior número de modelos disponíveis, a ampliação dos pontos de recarga e mais informação ao mercado.

As principais tecnologias são as seguintes:

  • HEV (Hybrid Electric Vehicle) – veículo elétrico híbrido convencional sem recarga externa da bateria;
  • PHEV (Hybrid Electric Plug-in Vehicle) – veículo elétrico híbrido com recarga externa (plug-in);
  • BEV (Battery Electric Vehicle) – veículo 100% elétrico com recarga externa da bateria (plug-in).

ELETRIFICADOS

O Brasil emplacou 32.239 veículos leves eletrificados (HEV+PHEV+BEV) de janeiro a junho de 2023. Os veículos leves incluem automóveis, comerciais leves e utilitários (SUV).

Esse total representa um crescimento de 58% em relação ao primeiro semestre de 2022 (20.427), e se encontra muito próximo das vendas de todo o ano de 2021 (34.990).

Só em junho foram 6.225 emplacamentos – 53% acima de junho de 2022 (4.073).

Foi o melhor mês de junho e o terceiro melhor mês de toda a série histórica, só superado por maio/23 (6.435) e setembro/22 (6.391).

Os números indicam que o mercado tem boa possibilidade de superar a previsão da ABVE de 70 mil emplacamentos até o final do ano.

A frota total de veículos leves eletrificados no Brasil chegou a 158.678 unidades, de janeiro de 2012 a junho de 2023.

BEV + PHEV

Os veículos 100% elétricos (BEV) também ganharam mercado no primeiro semestre de 2023, com 3.777 emplacamentos, porém num ritmo muito menor: crescimento de 11% sobre o primeiro semestre de 2022 (3.397).

Mas essa evolução dos BEV, apesar de muito inferior à dos PHEV, também pode ser considerada significativa.

Isso porque o valor de aquisição dos BEV tende a ser maior em relação às demais tecnologias, o que pode ser considerado uma barreira para a expansão da tecnologia.

Já os híbridos convencionais (HEV a gasolina + HEV flex a etanol) apresentaram um crescimento de 28% em 2023, na comparação com o primeiro semestre de 2022 (16.987, contra 13.279), e ainda detêm a maior participação do mercado de eletrificados no Brasil.

Somados, os veículos que requerem recarga externa da bateria por meio de eletropostos (PHEV+BEV) apresentaram um excelente crescimento nos últimos 12 meses.

Os chamados PEV (Plug-in Electric Vehicles) alcançaram a marca expressiva de 15.252 emplacamentos no primeiro semestre de 2023, contra 7.148 no mesmo período de 2022 – aumento de 113%.

Os números demonstram que o mercado plug-in cresceu nos últimos 12 meses no Brasil, seguindo a tendência do mercado europeu e asiático, onde os PEV são predominantes.

O crescimento do uso de veículos elétricos em frotas tem dinamizado esse mercado. Um exemplo é o aplicativo 99, que incorporou veículos BEV da BYD em sua frota em circulação na cidade de São Paulo.

A participação das tecnologias no total de vendas de eletrificados no primeiro semestre de 2023 foi a seguinte:

  • HEV flex: 38% (12.317);
  • HEV a gasolina: 14,5% (4.670 veículos);
  • PHEV: 35,5% (11.475);
  • BEV: 12% (3.777).

MARKET SHARE

Já a participação de mercado (market share) dos eletrificados sobre o total de veículos leves emplacados no mercado doméstico brasileiro também cresceu, chegando a 3,4% no semestre.

Foram 32.234 eletrificados em 2023 sobre 934.579 vendas totais de leves no mercado doméstico (Fenabrave). Esses 3,4% representam um crescimento significativo sobre os 2,4% do primeiro semestre de 2022 (20.427 eletrificados sobre vendas domésticas totais de 851.136).

VENDAS DE BEV (BATTERY ELECTRIC VEHICLE – 100% ELÉTRICO)
1º SEMESTRE/2023

VENDAS DE PHEV (PLUG-IN HYBRID ELECTRIC VEHICLE)
1º SEMESTRE/2023

VENDAS DE HEV (HYBRID ELECTRIC VEHICLE) – NÃO PLUG-IN
1º SEMESTRE/2023

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