Em Maio de 2021 as vendas de veículos usados online B2C aumentaram 6,2% em relação a Abril devido ao maior número de dias úteis.
• Em Maio de 2021 o volume de vendas de usados aumentou 36,7% em relação ao ano anterior.
• As vendas acumuladas até Maio cresceram 24,5% em relação a 2020 e 8,5% acima de 2019.
• Em Maio o Reino Unido torna-se o último país a apresentar taxas de crescimento exuberantes (+224,2% em relação ao ano passado).
• Os registos tácticos em Maio aumentaram 21% em relação a Abril.
• A escassez de veículos com menos de 1 ano de idade, por exemplo provenientes de rent-a-car e viaturas de demonstração, parece ser duradoura pelo que é expectável que se mantenha durante boa parte de 2021.
• Todas as motorizações registam um aumento nas vendas de usados, quando comparado com o mês anterior, com os BEVs a apresentar a taxa de crescimento mais forte (+ 14,0%) e a gasolina apresentando o valor mais baixo (+ 5,0%).
• O diesel continua a ser o usado de venda mais rápida, com uma rotação de 7,3x ou 50 dias em stock, com a gasolina logo atrás (7,2x).
• Para os BEVs usados com menos de 2 anos vendidos em toda a região, o Renault Zoe leva as honras de veículo mais vendido, seguido pelo Nissan Leaf.
• Mas pelo mesmo critério o BEV usado que vende mais rápido é o Tesla Model 3 com uma rotação de stock de 13,7x.
• O Opel/Vauxhall Corsa e o Astra foram os veículos com motor de combustão interna que apresentaram velocidade de venda mais rápida nos grupos até dois e quatro anos de idade, respectivamente.
• Os níveis de stock são agora, em Junho de 2021, 2,0% menores que o ano passado e 4,6% menores que no mês anterior.
• O stock de veículos com volante à esquerda apresenta-se desequilibrado em alguns países, criando oportunidades de negócio transfronteiriço.
• Com uma amostra consistente de veículos com 3 anos, é expectável que o ciclo de vida do produto apresente um movimento de descida constante nos preços médios mensais, mas a forte dinâmica de vendas e os desafios de stock causados pelo Coronavírus faz com que os preços se apresentem genericamente estáveis ou mesmo a aumentar em vários países.

Mercados Europeus


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Vendas de usados em Maio aumentam 36,7% em relação ao ano anterior O impacto da Covid-19 e as restrições e bloqueios que se seguiram atingiram o mercado de veículos usados online B2C, especialmente nos meses de Março e Abril de 2020, em toda a região coberta por este relatório. Dito isso, Maio de 2020 ainda se apresentava mais fraco do que o normal, impactando os resultados de Maio de 2021, produzindo um forte aumento anual de 36,7%. A taxa de crescimento anual de 224,2% no Reino Unido parece significativamente desfasada do resto da região, mas isso deve-se ao momento em que se efectivou o bloqueio durante a primeira vaga, a 23 de Março de 2020. Este bloqueio tardio significou que no Reino Unido o mercado automóvel ficou quase um mês atrás da maior parte da região. Isso também significou o maior impacto nas vendas de usados ao longo de Março, Abril e Maio, resultando numa queda anual de 59,6% em Maio de 2020. Após os primeiros 5 meses de 2021 e com as restrições da Covid-19 ainda em vigor em vários países, o volume de vendas de usados acumulado até Maio está agora 24,5% acima dos níveis do ano de 2020 e 8,5% acima do mesmo período em 2019. Com a Turquia apenas 0,5% abaixo do mesmo período de 2019 deixa apenas a Polónia (-7,3%) ainda a lutar para recuperar totalmente o seu mercado de usados, o qual é significativamente impactado pelas restrições de stock.
Country
Austria Germany Denmark Spain France United Kingdom Italy Netherlands Poland Portugal Sweden Turkey. Embora no Observatório INDICATA o nosso foco permaneça centrado nos volumes e na rotação de stock do mercado, a velocidade das vendas e a transição para motorizações com emissões zero tornam-se questões-chave para o futuro. Portanto, estamos agora a incluir alguns detalhes sobre os modelos de venda mais rápida e, este mês, prestando atenção especia

Movimentos mensais revertem para tendências normais
As restrições provocadas pela Covid-19 estiveram em Alterações mês-a-mês (Maio vs. Abril): vigor durante os primeiros cinco meses deste ano, com cada país a adoptar o seu próprio conjunto de regras e bloqueios. Como resultado disso o volume de vendas de usados online B2B tem apresentado volatilidade com uma queda de 2,6% em Fevereiro contra Janeiro, seguido por um aumento de 21,5% em Março e uma queda de 4,2% em Abril em relação ao mês anterior. Com um mês de vendas mais curto em Abril, devido aos feriados em muitos países, o aumento de 6,2% no mês de Maio é um retorno à normalidade. O que é menos normal é o perfil dos veículos vendidos. 2020 viu uma queda significativa no número de veículos novos registados no mercado de curta duração, ou seja, viaturas de rent-a-car e carros de serviço e demonstração dos concessionários. Isso significa que há uma carência de veículos usados na faixa etária de 1 ano, resultando na queda de -1% apresentada no gráfico. Para compensar esse déficit, os fabricantes apoiaram alguns níveis significativos de registos tácticos em Maio, resultando no aumento de 21%, comparativamente com o mês anterior, nas vendas de usados muito recentes (<1 ano de idade). À medida que nos aproximamos do momento em que os governos anunciaram a proibição dos veículos movidos a combustível fóssil, é interessante notar que essas motorizações tradicionais continuam a ser as mais vendidas, com uma rotação no caso do diesel de 7,3x, seguido de perto pela gasolina a 7,2x. Em contraste, os BEVs continuam em stock por muito mais tempo, a rodar 4,0x, o equivalente a 91,3 dias em stock em média em toda a região. Movimentos mensais revertem para tendências normais No entanto, o nosso relatório “Top 10 de Vendas” mostra que alguns BEVs estão a vender tão rápido quanto os concorrentes com motores de combustão interna. No caso dos BEVs com menos de 2 anos de idade, o Tesla Model 3 foi o que vendeu mais rapidamente em Maio, com uma rotação média de 13,7x. O segundo BEV a vender mais rapidamente foi o Opel/Vauxhall Corsa com 12,4x e o VW UP! em terceiro lugar (12,2x). Enquanto isso, o Opel/Vauxhall Corsa e o Mercedes-Benz GLA foram os veículos usados de venda mais rápida até os dois anos de idade com rotações de stock de 14,1x e 12,7x, enquanto o Opel/Vauxhall Astra e Corsa foram os veículos usados até a quatro anos de idade a vender mais rapidamente.

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