Após recorde histórico em 2021, transações de usados mostram movimento de ajuste de mercado.

Em outubro, segundo informações da FENABRAVE – Federação Nacional da Distribuição de VeículosAutomotores, as transações de veículos usados apresentaramretração de 10,9% na comparação com o mês anterior, comando1.106.049 trocas de titularidade. No acumulado do ano, a baixa éde 10,8% ante 2021.

“Além de outubro ter um dia útil a menos que setembro, valelembrar que, no ano passado, as transações de usados atingiram amáxima histórica no País, então é natural que aconteça ummovimento de acomodação de mercado. No ano, mais de 11,3milhões de veículos trocaram de titularidade até o momento”,analisa o Presidente da FENABRAVE, Andreta Jr.

Desempenhos por segmento

As transações de automóveis e comerciais leves atingiram um volume de 828.862 unidades em outubro, o que levou o acumulado do ano a superar a barreira de 8,3 milhões de trocas de titularidade. Os modelos com até 3 anos de fabricação corresponderam a 13,6% do total transacionado no mês. No acumulado do ano, a participação desses veículos é de 11,8%.
O segmento de caminhões registrou queda de 10,1% ante o mês anterior, mantendo-se próxima à média mensal no acumulado do ano. Os implementos rodoviários tiveram a menor queda de todo o setor, com 6,3%. Os ônibus tiveram retração de 17,2% sobre setembro, mas mantêm resultado positivo no ano, com alta de 9% no acumulado. O mercado de motocicletas usadas teve baixa de 9,9%. No ano, os egmento registra retração de 6,9% Acompanhe, na tabela abaixo, o desempenho de cada segmento, em seus volumes e percentuais.

Categories:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *