Setor tem bons resultados nos emplacamentos e alta em relação a 2021 foi de 2,1%.
4 de outubro de 2022 – De acordo com dados da FENABRAVE – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, setembro foi o primeiro mês de 2022 a registrar resultado acima do mesmo período do ano anterior. Apesar da queda de 3,3% em relação a agosto, o Setor registrou alta de 19,3% sobre setembro de 2021. No acumulado de janeiro a setembro, o crescimento foi de 2,1%.
“A queda, em relação a agosto, foi explicada pela diferença de dias úteis (21 em setembro ante 23 em agosto). Nas vendas diárias, o Setor teve um resultado superior a agosto e a curva de crescimento tem se mostrado consistente”, afirma Andreta Jr., Presidente da FENABRAVE.

Emplacamentos em setembro e acumulado do ano:

Automóveis e Comerciais leves

Após fechar o 1º trimestre de 2022 com queda de 24,8%, os segmentos apresentaram reação nos meses seguintes e a retração caiu para 5,1%, no fechamento de setembro. “Os segmentos conseguiram bons resultados, especialmente, a partir do 2º trimestre, e acredito que podemos encerrar o ano com o número de emplacamentos próximo da estabilidade ou levemente positivo”, analisa Andreta Jr. As médias diárias de emplacamentos passaram de 8.446 unidades, em agosto, para 8.592, em setembro.

Automóveis e Comerciais Leves Eletrificados

Com 6.391 veículos emplacados em setembro, os eletrificados já acumulam 32.242 unidades no ano. “Atualmente, o consumidor já conta com uma boa variedade de opções de eletrificados e a tendência é
que os segmentos continuem em crescimento nos próximos anos”, diz Andreta Jr.

Caminhões

Segundo o Presidente da FENABRAVE, o segmento continua aquecido e, apesar de vir de uma base alta, por conta dos bons resultados de 2021, tem mantido desempenho próximo ao do ano passado.
“As vendas diárias foram positivas em setembro e a demanda por caminhões se mantém firme”, diz o Presidente da FENABRAVE.

Ônibus

Os emplacamentos de ônibus continuam em evolução e a tendência é que o segmento feche o ano em crescimento em relação a “O resultado de setembro foi impulsionado por entregas que estavam programadas de negócios realizados em meses anteriores”, explica Andreta Jr.

Implementos Rodoviários

Apesar da queda em relação a agosto, o segmento registrou resultado positivo nas vendas por dias úteis. “A demanda segue estável e o resultado no ano está em conformidade com nossas estimativas”, analisa o Presidente da FENABRAVE.

Motocicletas

Com alta nas vendas diárias em setembro, o segmento se mantém dentro das expectativas de crescimento da FENABRAVE. “No ano, a elevação está muito próxima às nossas projeções oficiais”, afirma o Presidente da FENABRAVE, lembrando que a alta procura por motocicletas é fomentada pela procura de um transporte individual e econômico e aumento dos serviços de delivery.

Motocicletas Eletrificadas

No mês de setembro, foram emplacadas 823 unidades, alta de quase 50% sobre agosto. “Com este resultado, o segmento já acumula quase 5,5 mil unidades em 2022”, afirma Andreta Jr.

Tratores e Máquinas Agrícolas

Obs.: Por não serem emplacados, Tratores e Máquinas Agrícolas apresentam dados com um mês de
defasagem, pois dependem de levantamento junto aos fabricantes.

Apesar da ligeira queda sobre o mês anterior, o segmento continua com boa procura e, segundo o Presidente da FENABRAVE, as oscilações estão relacionadas com a capacidade de entrega das Montadoras. “Tanto que, no acumulado do ano, vemos que o resultado segue positivo em mais de 20%”, analisa Andreta Jr.

Projeções 2022

Considerando a evolução dos segmentos automotivos até setembro, incluindo as vendas diárias, as projeções da FENABRAVE apontam para a manutenção dos resultados obtidos em 2021 e, caso ocorra
a normalização da produção, poderão ser atingidas as projeções iniciais da entidade, que apontavam para um desempenho positivo sobre o ano passado, conforme tabela abaixo.

Categories:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *