Mesmo com crescimento de 9,6% em relação ao mês anterior, setor foi impactado pela alta de casos da variante Ômicron

As fabricantes instaladas no Polo Industrial de Manaus – PIM produziram 83.696 motocicletas em janeiro. De acordo com levantamento da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo, o volume é 9,6% superior ao registrado em dezembro (76.359 unidades) e 56,1% maior na comparação com o mesmo mês do ano passado (53.631 motocicletas).

“A nova onda de contaminações pelo coronavírus, provocada pela variante Ômicron, provocou falta de muitos colaboradores nas fábricas e comprometeu o ritmo das linhas de produção. Felizmente não houve nenhuma paralisação como aconteceu no ano passado”, explica o presidente da Abraciclo, Marcos Fermanian. 

Com isso, ainda não será possível atender toda a demanda pelos modelos de baixa cilindrada e scooters, e acabar com a fila de espera. “Em dezembro, o volume de produção foi menor devido às férias coletivas e nossa expectativa era de acelerar a curva em janeiro. Assim, acreditamos que a recuperação da produção deverá acontecer a partir de março”, afirma Fermanian.

Vendas no varejo

        Em janeiro, foram licenciadas 89.661 motocicletas, o que representa uma retração de 20,2% na comparação com dezembro (112.363 unidades). Em relação ao mesmo mês do ano passado, houve alta de 4,5% (85.798 motocicletas).

        Fermanian explica que o recuo no volume de emplacamentos já era previsto, porém a demanda pelo modal deve continuar aquecida.  “A motocicleta é um veículo ágil, econômico, com preço acessível e baixo custo de manutenção. Além disso, os preços dos combustíveis contribuem para aumentar o número de pessoas que optam pelo modal”, afirma Fermanian.

        Nesse cenário, o presidente da Abraciclo destaca o crescimento dos emplacamentos das Scooters. Apesar de ter 9,8% de participação no mercado, esse modelo ganha cada vez mais espaço nas ruas e avenidas, graças a sua praticidade, versatilidade e baixo consumo de combustível. “Além disso, é fácil de pilotar graças à tecnologias como o câmbio automático, freios combinados ou com ABS e sistema Start&Stop”, diz.

Com 46.200 unidades emplacadas e 51,5% do mercado, a Street foi a categoria mais licenciada em janeiro. Em segundo lugar, ficou a Trail (15.832 unidades e 17,7% do mercado), seguida pela Motoneta (13.160 motocicletas e 14,7%).

Confira o ranking de emplacamentos registrado no primeiro mês do ano por categoria:

EMPLACAMENTOS DE MOTOCICLETAS
 JANEIRO 2021DEZEMBRO 2021JANEIRO 2022  
CATEGORIAAPARTICIPAÇÃOBPARTICIPAÇÃOCPARTICIPAÇÃOC/AC/B
Street41.65148,5%56.09349,9%46.20051,5%10,9%-17,6%
Trail16.56719,3%21.96219,5%15.83217,7%-4,4%-27,9%
Motoneta12.54514,6%17.41715,5%13.16014,7%4,9%-24,4%
Scooter9.44211,0%9.5728,5%8.8299,8%-6,5%-7,8%
Naked2.2462,6%2.6302,3%1.9412,2%-13,6%-26,2%
Bigtrail1.3801,6%2.0191,8%1.3781,5%-0,1%-31,7%
Ciclomotor1.1141,3%1.3351,2%1.3271,5%19,1%-0,6%
Sport5130,6%5320,5%4810,5%-6,2%-9,6%
Custom2420,3%6510,6%4360,5%80,2%-33,0%
Touring110,0%40,0%60,0%-45,5%50,0%
Triciclo870,1%1480,1%710,1%-18,4%-52,0%
TOTAL85.798112.36389.6614,5%-20,2%
Fonte: Associadas Abraciclo

Segundo dados da Abraciclo, as motocicletas de baixa cilindrada (até 160 cilindradas) representaram 82,9% das vendas no varejo com 74.294 unidades. Os modelos de 161 a 449 cilindradas responderam por 13,9% do mercado, com 12.505 unidades. Já as motocicletas acima de 450 cilindradas tiveram 2.862 unidades licenciadas, o que corresponde a 3,2% do mercado.

Com 21 dias úteis, janeiro registrou média diária de vendas de 4.270 unidades. Na comparação com dezembro, que teve dois dias úteis a mais, houve recuo de 12,6% (4.885 motocicletas/dia). Em relação ao mesmo mês de 2021, que contou com 20 dias úteis, a retração foi de 0,5% (4.290 unidades diárias).

Exportações

Os embarques de motocicletas para o mercado externo totalizaram 3.328 unidades em janeiro, o que corresponde a uma pequena alta, de 1,4%, na comparação com dezembro (3.283 motocicletas. Em relação a janeiro de 2021, no entanto, houve queda de 14,8% (3.904 unidades).

        De acordo com levantamento do portal de estatísticas de comércio exterior Comex Stat, que registra os embarques totais de cada mês, analisados pela Abraciclo, a Argentina foi o principal destino (1.220 motocicletas e 38% do volume total exportado). Os Estados Unidos ficaram em segundo lugar (762 unidades e 23,8% do total exportado), seguidos pela Colômbia (408 motocicletas e 12,7%).

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