Em Agosto de 2021 as vendas online de automóveis usados B2C caem 6,8%, em relação ao mês anterior, devido à época de férias.
• As vendas de automóveis usados em Agosto de 2021, praticamente sem alterações em termos homólogos, apresentam uma queda de apenas 0,1%.
• As vendas de usados acumuladas até Agosto aumentaram 13,9% relativamente a 2020 e ficaram 10,6% acima de 2019.
• A sombra persistente da Covid-19 vê seis mercados superarem os resultados de Agosto de 2020.
• A época de férias abrandou os registos tácticos, mas ainda assim são 26% mais altos do que no ano anterior.
• Só os BEVs vêem as vendas aumentarem em Agosto, 7% mais do que Julho e 151% acima em termos homólogos.
• A rotação de stock para o motor de combustão interna continua alta, com usados a diesel e gasolina a 7,6x em comparação com 5,7x para híbrido e 4,8x para BEVs.
• Em Agosto, o automóvel usado com menos de 4 anos mais vendido em volume foi o Volkswagen Golf que também tem o primeiro lugar para gasolina e diesel, o Toyota C-HR foi o híbrido mais vendido e nos BEVs foi o Renault Zoe.
• Os automóveis usados com menos de 4 anos a vender mais rapidamente em Agosto foram o Opel/Vauxhall Mokka X
(30,3 dias), o MGZS conquistou o primeiro lugar para gasolina e diesel (21,8), o Mercedes-Benz GLA-Class para7 híbridos (28,2) e o Škoda Citigo para BEVs (36,6).
• Os níveis de stock no início de Setembro são 3,7% mais baixos em termos homólogos e 7,3% abaixo do mês anterior.
• Stock e localização de carros de volante à esquerda ainda é um desafio em alguns países.
• Refrescámos o Observatório INDICATA e recalculámos o seu índice de preços, com base nos veículos mais recentes, para fornecer uma amostra consistente de veículos com 3 anos, indexados a Janeiro de 2021. Isto significa que o impacto do ciclo de vida do produto deve resultar num constante movimento descendente dos preços médios mensais, mas as vendas fortes, a escassez global de semicondutores e os desafios de stock têm como consequência um aumento de preços na maioria dos países.

Mercados Europeus Venda de usados sobe à medida que compradores de automóveis novos mudam para usados
Após 18 meses tumultuosos, parece que o mercado de automóveis usados está de volta, tanto quanto possível, á sua dinâmica normal. A razão da ressalva é porque, como já ultrapassamos os piores desafios causados pela Covid-19, o mercado automóvel está agora a debater-se com a escassez global de semicondutores.
A escassez de semicondutores está a causar estragos nas vendas de automóveis novos, que caíram 23,0% no primeiro semestre de 2021, face aos primeiros seis meses da pré-pandemia em 2019. Para evitar longos prazos de espera, os clientes estão a olhar para o mercado de usados quando querem trocar de carro. Isto está a dar um impulso ao mercado de automóveis usados em toda a região, que é no acumulado de Agosto 13,9% acima dos primeiros oito meses do ano passado e 10,6% superior ao mesmo período de 2019.
A comparação das vendas online de automóveis usados B2C para Agosto de 2021 com o mesmo mês do ano passado ainda demonstra como as restrições da Covid-19 tiveram impacto na sazonalidade típica do ano passado, com países como Espanha, França e Reino Unido a verem vendas muito mais altas em Agosto deste ano em comparação com o ano passado. Mas olhando apenas para este ano e para a queda de 6,84% nas vendas online de usados B2C de Julho a Agosto, em toda a região verificamos que está em linha com as
tendências sazonais normais para o mês de férias de Agosto.
A inclusão dos dados do nosso “Top 10 de Vendas” com os automóveis usados mais vendidos e os que vendem mais rapidamente todos os meses foi tão popular que decidimos fazer uma actualização do Observatório INDICATA. A tabela mostra os automóveis usados mais vendidos online (B2C) até aos 4 anos de idade em toda a região, bem como uma repartição por motorização. O VW Golf foi o mais vendido em volume, mas como pode ver pelo Market Days’ Supply (MDS) normalmente vai demorar 8,6 dias a mais para vender do que o Renault Clio, o segundo mais vendido.

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