Sumário Executivo
• As restrições e bloqueios relacionados com o coronavírus continuam a ter
impacto no mercado de veículos usados em Janeiro.
• O volume de vendas de automóveis usados aumentou 6,3% em Dezembro, mas desceu em Janeiro 16,4% em relação ao ano anterior.
• Todas as idades de veículos são impactadas à medida que os retalhistas
lutam para garantir vendas online.
• O Reino Unido (-40,4%), a Turquia (-25,1%) e Dinamarca (-22,7%) vêm a maior queda nas vendas em Janeiro em termos homólogos.
• Com forte crescimento das vendas de veículos usados em termos homólogos continuam Itália (+19,8%) e Portugal (+12,4%).
• Poucos sinais de actividade relacionadas com vendas tácticas por parte de
fabricantes, com França e Áustria a serem notáveis excepções.
• Veículos a gasolina (-21%) e a diesel (-19%) com quedas acentuadas nas
vendas em termos homólogos.
• As vendas de veículos usados, em termos homólogos, dos BEVs (+111%) e
híbridos (+58%) continuam a subir.
• As vendas de BEVs, no entanto, caem 1% em Janeiro, face a Dezembro.
• O stock de veículos usados, para todos os mercados, em Fevereiro é 0,8%
inferior ao do início do ano, mas 5,8% mais alto do que há um ano atrás.
• Abrandamento nas vendas vê a rotação de stock para a região cair entre 5% (BEVs) e 17% (híbridos em todas as motorizações).
• Os automóveis com motores de combustão interna (ICE) (diesel 5.6x,
gasolina 4.9x) continuam a vender mais rápido do que as motorizações alternativas (BEVs 3.4x, híbridos 3.8x).
• O nosso índice de preços baseia-se numa amostra constante e consistente
de veículos e, por conseguinte, seria de esperar um movimento constante de descida dos preços médios devido ao ciclo de vida natural do produto. No início de um novo ano, a amostra passa de veículos com 3 anos registados em 2017 para veículos com 3 anos registados em 2018, originando a subida observada em todos os mercados.
• Com o coronavírus ainda connosco e asvendas a cair, os retalhistas de veículos usados podem ter de repensar o seu modelo operacional e considerar o reposicionamento de preços para incentivar as vendas.

Categories:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *