Em 2022, o mercado automotivo brasileiro enfrentou um cenário conjuntural bastante peculiar, logo no primeiro trimestre do ano. Houve falta de produtos, guerra na Europa, uma nova onda de COVID-19, alta nas taxas de juros e aumento dos preços dos combustíveis, tudo ao mesmo tempo. Diversos analistas de mercado duvidavam que o setor teria condições de atingir um crescimento de 5,2%, conforme apontavam nossas projeções, ainda em janeiro do ano passado – afinal, o primeiro mês do ano apresentava queda de mais de 30% sobre dezembro de 2021.
A saída, diante de um cenário tão complexo, era lidar com as informações de forma serena e inteligente. E trabalhar. Foi o que fizemos durante os 12 meses do ano. Resultado: atingimos um crescimento de 5%, número perfeitamente alinhado às nossas expectativas iniciais e que muitos julgavam quase impossíveis de atingir.
Para que os Distribuidores de Veículos tivessem a tranquilidade para focar em seus negócios, a FENABRAVE promoveu e participou de reuniões com entidades congêneres, para a definição de estratégias conjuntas, manteve uma intensa agenda de audiências com o Poder Público, que incluíram temas como o RENAVE – Registro Nacional de Veículos em Estoque, Programa RENOVAR – Programa de Aumento da Produtividade da Frota Rodoviária no País, entre outros, além de participações em congressos, mesas redondas, audiências, encontros com investidores e representantes de instituições financeiras e imprensa.
Importante lembrar que a FENABRAVE tem papel relevante na economia nacional, pois a Distribuição Automotiva representa mais de 5,13% do PIB Nacional e responde, sozinha, pela geração de mais de 310 mil empregos diretos, por meio das 52 Associações de Marca, 24 Regionais e mais de 7,3 mil concessionários filiados.
Com toda essa capilaridade, conseguimos retomar, em 2022, e realizamos o segundo maior evento da Distribuição de Veículos do mundo, o Congresso & ExpoFenabrave. Desde 2020, o evento havia sido paralisado devido à pandemia, mas retornou com novo formato e reuniu cerca de 5 mil visitantes diários, entre 20 e 22 de setembro.
No responses yet